Pessoas em situação de rua recebem atendimentos da Semudes, em Blumenau

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) de Blumenau abriu um abrigo emergencial para pessoas em situação de rua. A ação foi realizada em parceria com a Associação Família Feliz, que trabalha com a reinserção social de dependentes químicos. O abrigo está ativo desde sexta-feira (20) e fica localizado na Rua Regente Feijó, número 42, no bairro Itoupava Seca.

As pessoas em situação de rua estão entre os grupos de risco do Coronavírus. No abrigo emergencial, estão acolhidos os moradores de rua que não aceitam o Regimento Interno do Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) e também devido a lotação de no máximo 50 pessoas no abrigo principal.

Na última sexta-feira (20) a equipe da Abordagem Social fez a busca pelas pessoas em situação de rua na cidade para encaminhá-las aos abrigos. Para o Amblu foram encaminhadas 11 pessoas e 26 para o abrigo emergencial. As pessoas que possuem família na cidade foram orientadas para voltarem para suas casas neste momento da pandemia.

Os abrigados estão sendo monitorados quanto a sua situação de saúde, com um enfermeiro passando diariamente nos dois abrigos para avaliar quanto aos sintomas que podem ser de Coronavírus.

A Semudes manteve em funcionamento apenas os serviços essenciais, com isso o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e Abordagem Social estão fechados. Mas a população em situação de rua está sendo assistida pelos dois abrigos e em casos de emergência a Abordagem Social é acionada para ir ao local. Mais informações sobre os serviços pelo telefone 3381-6607 ou 3381-7777.


Foto: Michele Lamin / PMB

error: Conteúdo Protegido !!