Planos de saúde passam a oferecer exames para detecção da Covid-19

Conforme publicado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nesta quinta-feira (13), planos de saúde passaram obrigatoriamente a cobrir o teste sorológico para a Covid-19, ou seja, terão que realizar o teste para detectar a presença de anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente, produzidos pelo organismo após exposição ao vírus.

De acordo com o Procon de Blumenau, o procedimento passa a ser obrigatório para os beneficiários de planos de saúde a partir do oitavo dia do início dos sintomas, nas segmentações ambulatorial, hospitalar e referência, conforme solicitação do médico assistente.

Segundo André Moura da Cunha, coordenador do Procon, os planos deveriam fazer os exames desde o início da pandemia, já que seriam obrigatórios principalmente para os casos em que houvessem indicações do médico e, inclusive, para estarem atuando de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) no atendimento dos pacientes com suspeita do novo Coronavírus. Ainda de acordo com André, a nova resolução da ANS veio ajudar os consumidores, que eram orientados a registrar queixas contra as operadoras de saúde.

Em julho, a ANS havia derrubado a liminar da justiça que obrigava os planos de saúde a realizarem a detecção de anticorpos. Com a alta queixa dos usuários, a agência voltou atrás e atendeu ao pedido da população. O Procon de Blumenau orienta à população para fazer denúncias caso as operadoras de saúde não estejam fazendo os exames para a Covid-19. Dúvidas ou reclamações podem ser registradas pelo WhatsApp do Consumidor, no número (47) 99920-0083.


Foto: Marcelo Martins/ PMB

error: Conteúdo Protegido !!