Por falta de água na rede pública Bombeiros Voluntários de Ilhota pode ter atendimento comprometido

A Prefeitura de Ilhota resolveu municipalizar o abastecimento de água no município, tirando o serviço da CASAN (Campanhia Catarinense de Água e Saneamento) e criando o SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e durante os últimos dias a comunidade tem reclamado por conta da constante falta de água na rede pública. A situação fez com que até mesmo o Corpo de Bombeiros Voluntários do município emitisse uma nota sobre possibilidade de comprometimento no atendimento caso ocorra incêndios.

Na noite de ontem (26) o Notícias Vale do Itajaí (NVI) fez contato com o prefeito de Ilhota, Erico de Oliveira (Dida) que afirmou que devido a mudança das autarquias na realização do serviço houve a necessidade da contratação de uma empresa em caráter emergencial por seis meses para adequação e transição dos trabalhos. Dida ainda afirmou que não há falta de água das torneiras. “Não está faltando água na casa das pessoas, mas nós contatamos que a CASAN que prestava serviço há 40 anos em Ilhota tornou o fornecimento precário, as estações de tratamentos estão com cerca de 25 centrimetros de logo no fundo, por isso na manhã deste domingo iremos fazer uma limpeza, e aí sim algumas pessoas podem ficar por algumas horas sem água.” disse Oliveira.

Nós comentamos com o prefeito sobre o comunicado dos Bombeiros Voluntários e dos relatos feito or moradores nas redes sociais, mas ele insistiu em dizer que não há do que se reclamar. “Não há falta de água, posso garantir! Na minha casa tem água e não há necessidade de alarde dos bombeiros.” afirmou Dida. “Para o domingo, nós já reservamos caminhões pipa, que poderão fornecer água no momento da limpeza das estações de tratamento, mas talvez nem seja necessário o uso, por acreditamos que no início da tarde tudo já estará definitivamente pronto.” completou.

O NVI fez contato com os Bombeiros Voluntários de Ilhota e fomos atendidos polo subcomandante Carlos Rampelotti que afirmou que há sim falha no abastecimento no posto dos bombeiros. “A água está faltando durante várias vezes ao dia e quando chega, vem sem pressão. Emitimos o comunicado para que a comunidade saiba se que acontecer algum incêndio teremos que obrigatoriamente pedir suporte para outros municípios.” relatou Rampelotti. “Não temos guerra com a Prefeitura, pelo contrário, uma boa convivência, tanto que solicitamos que um caminhão pipa fique sempre de prontidão.” disse o bombeiro.

Falamos ainda com o vice-prefeito da cidade, Joel Soares, que também confirmou que no máximo na segunda-feira (29) todo o serviço estará normalizado, mas que alguns moradores estão sim com dificuldades no recebimento da rede. “Nas regiões mais distantes e altas, há sim falta de água, mas não é o dia inteiro, mas tudo dando certo, o abastecimento volta ao 100% no máximo na próxima segunda-feira.” explanou Soares.

O NVI vai continuar acompanhando a situação do abastecimento de água em Ilhota, já que pelo visto a mudança das empresas responsáveis pelo fornecimento fornecimento não foi devidamente planejada, havendo inclusive a necessidade da contratação de uma empresa em caráter de emergência, a Águas de Ilhota, no qual tentamos contato desde ontem pelo telefones (47) 3343-1933 e (47) 99280-4599, que constam no próprio site da Prefeitura, mas em nenhum momento fomos atendidos. O celular inclusive encontra-se desligado.

 

Confira o que diz o comunicado dos Bombeiros Voluntários de Ilhota:

O Bombeiro Voluntário de Ilhota informa que, com a falta de abastecimento na rede de água em nosso município, podemos apresentar alguns atrasos em operações com o caminhão de combate a incêndio. Nossas redes de hidrantes próximos a nossa unidade está sem água, e para o reabastecimento de nosso caminhão, teremos que se deslocar para lugares mais distantes.
Nosso caminhão de combate a incêndio possui um reservatório de apenas aproximados 4 mil litros de água, e se tiver a necessidade de reabastecer, estamos sem água nos hidrantes.
Em virtude deste problema, o Bombeiro Voluntário de Ilhota já esta pensando em um projeto no qual teremos um grande reservatório de água fixo em nossa unidade e também um reservatório para aproveitamento de água da chuva, assim dificilmente teremos este problema de falta de água para nosso caminhão de combate a incêndio. Agradecemos a colaboração de toda nossa comunidade.

Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

 

 

 

Foto: Divulgação / PMI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo Protegido !!