DestaquesEconomia

Porto de Itajaí inicia 2024 em alta

O Porto de Itajaí, referência no cenário portuário catarinense, inicia o ano de 2024 com uma movimentação intensa de carga geral, consolidando seu desempenho equilibrado ao longo do ano anterior. Operações diversas, que vão desde celulose até desembarque de veículos importados das montadoras BMW e GM, destacam-se, evidenciando a versatilidade do terminal.

Encerrando o ano de 2023 com um desempenho notável, o porto segue em ritmo acelerado neste início de ano. A atracação de navios de carga geral tem sido constante, com destaque para o navio WECO KAROLINE, que permaneceu 21 dias no porto e movimentou 34.831,460 toneladas de vergalhões.

Janeiro de 2024 já registra atracações notáveis, como a do navio TRAMMO STANTON, que, vindo do Egito, já movimentou mais de 25 mil toneladas de vergalhões de ferro perfilados. Além disso, o Porto de Itajaí recebeu a primeira atracação do ano com a embarcação de carga Roll On Roll Off, o navio FLORIDA HIGH, trazendo 757 veículos importados.

A temporada de cruzeiros marítimos (2023-2024) também se destaca, sendo a maior da história de Itajaí, com 42 atracações programadas até abril. Estima-se que 110 mil turistas de cruzeiros passem pela cidade, movimentando mais de R$ 60 milhões.

A SC Portos, responsável pelas operações com carga geral, destaca a eficiência dos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs), que, em 2023, atenderam a mais de 27 mil chamados, garantindo o sucesso das operações portuárias.

O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, expressa otimismo: “Esse ano é o ano da recuperação do porto de Itajaí! (…) Agora, olhando para os próximos meses, esperamos consolidar ainda mais com as operações de carga geral, que somada com as cargas de contêineres que brevemente retornarão ao Porto de Itajaí, vão trazer novamente uma grande distribuição de emprego e renda para a nossa cidade e região.”

Foto: Divulgação / George Henrique Malheiros Pereira

error: Conteúdo Protegido !!