ColunistasDestaquesPolítica

Racha no PL de Blumenau preocupa o Governador Jorginho

O PL, partido do Governador Jorginho Mello, está definitivamente “rachado” em Blumenau. Os principais nomes da agremiação por aqui, o deputado estadual Ivan Naatz e o vereador Ito de Souza, já nem se seguem mais nas redes sociais.

Segundo fontes do partido, o problema começou em 2020, quando Naatz insistiu em lançar sua candidatura a prefeito, enquanto outros correligionários desejavam apoiar uma chapa maior na majoritária.

As rusgas se intensificaram em 2022, quando o primeiro suplente do PL na Câmara de Vereadores de Blumenau, João Paulo Taumaturgo, apoiou Egídio Ferrari (PTB), para deputado estadual, preterindo candidatos de seu próprio partido. Vale ressaltar que o vereador titular Ito também não apoiou Ivan Naatz para Estadual, porém optou por uma opção de dentro da coligação.

Egídio apoiou a candidatura a vereador de João em 2020 e, em retribuição, o atual suplente de vereador quis demonstrar gratidão. Os dois solicitaram a liberação do então candidato a governador, Jorginho Mello, em um Evento com a presença de Eduardo Bolsonaro, realizado em 08/04/2022 no Caça e Tiro Blumenauense. Jorginho assentiu, mas Ivan não estava presente na conversa e acabou sendo o último a saber que sua candidatura não contaria com o apoio de Taumaturgo.

Outra confusão envolve a comissão provisória atualmente eleita no município, da qual Ito é o presidente. Para regularizar e eleger um diretório definitivo é preciso que os antigos presidentes registrem uma ata de troca de titularidade. O problema é que os últimos presidentes foram Ivan Naatz e Edson Brunsfeld, que há pouco mais de sete anos foram filmados trocando xingamentos e empurrões nos bastidores da Casa Legislativa. Como a relação entre ambos claramente não é amigável, o fato acabou gerando outra “novela” no partido.

A convivência harmoniosa entre os principais nomes do PL de Blumenau não deve durar até as próximas eleições municipais, quando pelo menos um dos nomes aqui mencionados provavelmente já terá trocado de agremiação, vez que as discussões têm se intensificado.

O partido vem lidando com duas forças municipais bastante evidentes e em plena atividade, cada uma apontando para um lado diferente. Ambos pretendem dominar o diretório a ser futuramente instaurado, porém uma “costura” ainda maior nas pontas do cenário partidário pode acabar passando o comando à Adryan Censi, empresário blumenauense e suplente do senador eleito Jorge Seif (PL). Talvez a alternativa agrade a ambos os lados ou talvez não agrade a nenhum.

Sou Thiago Schulze, colunista de política no Mesorregional e você pode me seguir no Instagram em @thiago.schulze ou enviar sugestões para o e-mail politica@mesorregional.com.br. E ainda, se quiser ser avisado sobre novas publicações em primeira mão, clique aqui e entre no Grupo de Whatsapp, é grátis!

error: Conteúdo Protegido !!