Raimundo Colombo e ministro da agricultura Blairo Maggi participam da abertura da Festa da Cebola, em Ituporanga

A abertura oficial da 24ª edição da Festa da Cebola – Expofeira Nacional da Cebola, em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, aconteceu na tarde desta quinta-feira (6), e o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, juntamente com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que participaram do evento, tiveram que ouvir reivindicações  de sindicatos e agricultores para renegociação dos financiamentos junto aos órgãos oficiais e maior rigor na importação da cebola que chega ao país, que tem ocasionado preços baixos por conta de grandes safras colhidas na Argentina e na Holanda, por exemplo. A compra do exterior faz com que o produto nacional tenha queda no preço de venda e gere prejuízos aos produtores catarinenses.

A Festa da Cebola segue até domingo (9), e a expectativa é que cerca de 150 mil pessoas visitem a festa. A Capital Nacional da Cebola, como é conhecida Ituporanga, cultiva anualmente cinco mil hectares do produto. Santa Catarina é o maior produtor de cebola do país com mais de 20 mil hectares plantados, com cerca de oito mil produtores. Para se ter uma ideia na safra 2016/2017 em que houve boas condições climáticas, associadas ao uso intenso de tecnologias, apresentaram uma safra recorde que deverá ultrapassar as 580 mil toneladas. Os produtores catarinenses alcançaram produtividades acima de 30 toneladas por hectare e muitos chegaram a superar as 50 toneladas.

Entre esta sexta-feira (7) e o domingo haverá atrações como Exposição de Carros Antigos, Rodeio Crioulo, Festival Cultural, Encontro Catarinense da Melhor Idade, Motocross, Esquadrilha da Fumaça, além dos shows musicais de João Luiz Correa, Hugo e Thiago, Gusttavo Lima, Bruno e Barretto, Edu Farias, Anitta, Renato Borghetti, Dany e Rafa e Wesley Safadão!

 

Foto: James Tavares / Secom-SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo Protegido !!