DestaquesSegurança

Saiba como foi a coletiva de imprensa sobre o ataque ao CEI Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau

Na tarde desta quarta-feira (05) foi realizada uma coletiva de imprensa do governo do Estado juntamente com a Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Científica para informar sobre as ações acerca do ataque ao CEI Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau. A coletiva ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau e foi transmitida online. O ataque vitimou fatalmente quatro crianças com idades entre 03 a 07 anos e deixou outras cinco feridas. Saiba mais sobre o caso.

Primeiramente, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, fez um apelo para que a população não acredite e compartilhe ‘fake news’, acompanhando as notícias disponibilizadas pelos órgãos oficiais e pela imprensa.

O primeiro a falar na coletiva foi Ulisses Gabriel, Delegado Geral da Policial Civil de Santa Catarina. Ele identificou o autor do atentado, nome não divulgado pela equipe do Mesorregional, de 25 anos, natural de Salto do Lontra (PR) que, atualmente, morava em Santa Catarina. Ele se entregou na guarda do 10º BPM, onde foi preso e encaminhado para a Polícia Civil para as providências legais. Ele tem quatro passagens pela polícia, sendo o primeiro registro por uma briga em uma casa noturna. Em 2021 ele esfaqueou o padrasto e em 2022 foi preso por posse de cocaína e depois por quebrar o portão da casa do padrasto e esfaquear um cão que estava no local. Ele também confirmou que foi um caso isolado.

O delegado falou sobre métodos de prevenção a futuros casos como este. Segundo ele um relatório investigará vulnerabilidades em escolas para evitar outros ataques. Posteriormente, esse estudo será estendido para postos de saúde e demais órgão públicos. Além disso, professores serão treinados para identificar alunos que podem se tornar um risco para a sociedade.

A vice-prefeita, Maria Regina Soar, falou sobre o estado de saúde das crianças feridas no atentado. Todas passaram por precedimentos médicos e serão encaminhadas para enfermaria ainda nesta quarta-feira (05).

O coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, comentou que sua equipe estava há cinco minutos do local, pois nesta semana os policiais estavam passando por treinamentos em Blumenau.

Em conversa com o governador Jorginho Mello, o coronel comentou que foram citadas mudanças em questões de segurança nas escolas de Santa Catarina. Citou que a Rede de Vizinhos pode ser aliada da população. Agradeceu à imprensa e encerrou lembrando emocionado que membros da polícia, do Corpo de Bombeiros e do SAMU ficaram com as crianças da creche até a chegada dos pais.

O prefeito Mário Hildebrandt informou que amanhã (06) haverá uma reunião geral com os diretores da rede pública e privada sobre a volta às aulas na segunda-feira (10). Entre as ações já coordenadas, o prefeito citou que agentes da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) e policiais acompanharão os pais e alunos para um retorno seguro.

Investigação
Três Promotores de Justiça atuam no caso, acompanhando a perícia no local, os depoimentos de testemunhas e do suspeito. Uma comitiva da Procuradoria-Geral de Justiça e da coordenação estadual do GAECO e do CyberGAECO também foram mobilizadas.

Foto: Wellington Civiero/Mesorregional.

error: Conteúdo Protegido !!