Saiba como o estilo de vida pode levar a problemas odontológicos

da Falaria Assessoria de Comunicação

 

 

Ainda hoje a maioria das pessoas associa os problemas odontológicos a fatores como a falta de higiene bucal adequada. Entretanto, profissionais alertam que cada vez mais a saúde oral está sendo afetada pelo estilo de vida. Nesse cenário, as tradicionais cáries deram lugar a problemas como dentes desgastados e retração gengival, que trazem consequências tão ou mais graves que as cáries e necessitam de intervenção odontológica, podendo chegar a implantes dentários.

Há oito anos atuando como cirurgião dentista, Rafael Evaristo tem observado que o estilo de vida das pessoas tem sido o responsável pela maior parte dos problemas que levam as pessoas aos consultórios odontológicos. O profissional destaca que dentes desgastados e retração gengival são, em geral, causados pelo bruxismo, pela mastigação ruim e devido a alimentação muito ácida.

No Brasil, de acordo Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 40% das pessoas tenham bruxismo. “Tudo está relacionado. O estilo de vida causa, por exemplo, bruxismo, que causa desgaste nos dentes, deixando-os menores, e implica também na retração da gengiva, que gera dor, problemas na mastigação e impacta ainda na questão estética”, explica Evaristo.

>> Curta o Notícias Vale do Itajaí no Facebook
>> Siga o Notícias Vale do Itajaí no Twitter
>> Entre no no canal do Notícias Vale do Itajaí no Telegram
>> Acompanhe o Notícias Vale do Itajaí no Instagram

Ao encontro dessa realidade, os profissionais têm buscado a tecnologia para auxiliar os pacientes. Em casos mais severos de desgastes dos dentes, a solução são os implantes, já comuns na ausência de dentes. E a novidade, no Brasil, são as próteses dentárias feitas de zircônia, um mineral que imita o diamante. Elas substituem as que eram feitas de titânio e apresentam inúmeras vantagens.

Entre as vantagens da zircônia, Evaristo destaca cinco:

– Biocompatibilidade: a zircônia é totalmente compatível com o tecido gengival, diferentemente do titânio, que é um metal e com isso a tendência é a gengiva fazer uma retração. Ou seja, não há rejeição.

– Estética: por ser branca, a zircônia traz aspecto natural ao dente. Já o titânio é cinza, o que causa impressão de dente sujo ou danificado pelo aspecto escuro.

– Resistência: o implante de zircônia é fixo ao osso e suporta a função mastigatória.

– Durabilidade: devido à alta resistência não tem risco de quebrar, mover ou danificar.

– Cicatrização: o tempo de cicatrização com a zircônia é de cerca de 45 dias, enquanto com titânio leva 90 dias.

O cirurgião dentista explica ainda que está se tornando comum pessoas na faixa etária de 30 a 40 anos perdem dentes por estresse e falta de limpeza. “Quando os pacientes chegam ao consultório, muitas vezes não há mais o que ser feito se não um implante. Nesse sentido a tecnologia está a nosso favor”, destaca.

 

Cuidados

Para evitar o desgaste dos dentes e com isso fugir dos implantes, Evaristo lembra que as pessoas devem buscar por hábitos de vida mais saudáveis. “As pessoas precisam cuidar mais da saúde e, a qualquer sinal, devem procurar apoio de profissionais qualificados”, aponta.

Entre os cuidados é preciso evitar ou pelo menos reduzir a alimentação muito ácida, como refrigerantes e produtos industrializados. “Esse tipo de produto gera erosão ácida nos dentes, o que diminui e afina o dente até o ponto de ficar quebradiço”, explica Evaristo.

 

Rafael Evaristo

Rafael Evaristo é natural de Goiás, onde cursou a graduação em Odontologia, pela Universidade de Goiás (2008). Evaristo é especialista em Implantodontia e em Cirurgia Bucomaxilofacial; Fellow em Implantodontia, na Califórnia, pela Nobel BioCare; Master Harmonização Facial pela Universidade de Havard (2017) e possui Residência em Anatomia pelo MARC Institute. Evaristo atua como professor em Joinville -SC e, em 2017, apresentou na Espanha, no congresso da revista científica PULSUS, sua primorosa técnica em cirurgias de Bichectomia.

Há oito anos Evaristo mora em Blumenau e há três atende na clínica Odontologia Estética & Funcional, na rua Marechal Deodoro 101, no bairro Velha, em Blumenau.

 

error: Conteúdo Protegido !!