Setor de serviços cresce 3,4% em SC

Pelo quarto mês consecutivo, a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trouxe resultados positivos para Santa Catarina e reforça a retomada econômica. Dentre os 21 estados que apresentaram expansão em agosto, Santa Catarina mostrou destaque, crescendo mais que o Brasil (2,9%). O volume das receitas do segmento no Estado cresceu 3,4% em agosto, em comparação a julho, na série com ajuste sazonal, mês em que já havia crescido 3,1% frente a junho.

A pesquisa também trouxe resultados positivos no setor turístico catarinense. Após alta em junho e queda em julho, o volume de atividades do segmento cresceu 16,3% em agosto. No Brasil, o índice foi de 19,3% frente a julho.

Em relação ao comércio varejista, o volume de vendas cresceu, em agosto, 3,6% em relação a julho. O resultado é o melhor da região Sul e representa o quarto mês consecutivo de alta.

A produção industrial continua em expansão em Santa Catarina. Em agosto, o setor cresceu 6% no Estado, na comparação com julho deste ano.

“Esta atualização demonstra o que a pesquisa do CAGED de agosto já vinha antecipando, que é a recuperação do segmento. Mesmo com retração no acumulado do ano, comparando com os outros estados brasileiros, Santa Catarina teve o segundo melhor desempenho entre os 12 maiores estados produtores de serviços, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro”, explica o economista da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Paulo Zoldan.

Balanço
Na comparação com agosto de 2020 e 2019, mesmo com queda (4,0%), o estado catarinense apresentou o sexto melhor resultado. Analisando as cinco atividades de divulgação da pesquisa, a de serviços profissionais, administrativos e complementares apresentou um crescimento de 20,7% no mês. No acumulado deste ano, registrou uma variação de 1,1%.

Foto: Mauricio Vieira / Secom

error: Conteúdo Protegido !!