DestaquesSegurança

Sociedade busca por melhorias para inibir furtos e consumidores de drogas

Lojistas e prestadores de serviços da região norte de Blumenau estão extremamente preocupados com a situação da segurança pública, isso porque segundo eles, o número de ocorrências policiais relacionados a furtos e roubos tem aumentado consideravelmente nos últimos meses.

Por conta da situação, eles resolveram chamar o Mesorregional para pautar a necessidade de reforço de atenção por parte das agências de segurança, como da Polícia Militar e da Polícia Civil, tendo em vista que após a implantação de grades e outros mecanismos de proteção aos imóveis, até mesmo calhas estão sendo furtadas durante as madrugadas.

“O valor do seguro aumentou muito aqui nessa região, além disso ter grades não resolvem mais, se não furtam coisas a noite, durante o dia, as vezes dá a impressão de atendemos mais pedintes do que clientes nas nossas lojas.” comenta o empresário Marcos Gastaldi, da Móveis Gastaldi, localizada na Rua 2 de Setembro, no bairro Itoupava Norte.

Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Para outro lojista, que atende consumidores na Rua Marechal Rondon, através da Agrimilk que revende equipamentos agropecuários e de jardinagem diz que sente falta da presença policial. “As ocorrências são inúmeras, mas só temos visto a polícia quando a chamamos, ou seja, depois dos fatos, a presença preventiva aqui na região é primordial” clama o empresário do bairro Salto do Norte.

Elmo Zeretzke, da Diferglass distribuidora também frisa que o número e as ações de furtos surpreendem negativamente. “Usuários de drogas furtam tudo o que podem, principalmente cobre e alumínio, mas no meu ponto de vista um dos maiores problemas são os receptadores, que com certeza sabem que são materiais ilícitos, e para o sustento de vícios” desabafa.

Já no ramo de serviços, Germano Gradiz, da Autoescola Itoupava Norte tem medo de que a região fique insustentável, e conhecida negativamente. “A hora de estancar o problema é agora, nós enquanto sociedade não podemos permitir que a situação piore e aqui fique conhecida como uma “cracolândia”, os problemas devem ser estancados na raiz” enfatiza.

Vale destacar que todos os comerciantes locais reforçaram suas seguranças nos últimos tempos, com implementação de grades nas faixadas, participação na rede de vizinhos entre outras ações em busca de ampliar a região, que recentemente sofreu até mesmo com um incêndio criminoso em uma borracharia.

Polícia se comprometem em reforçar ações

O delgado regional de Blumenau, Rodrigo Marchetti, informou ao Mesorregional, que a Polícia Civil vem trabalhando para identificação de cada marginal que atua com furtos e roubos na região, e que alguns já foram presos por cerca de cinco vezes, mas acabam voltando para o convívio da sociedade, por conta das entranhas das leis penais.

“Estamos cientes da situação dessa região, e estamos com diálogo com o comando da Polícia Militar para em conjunto obtermos êxito em ações. Há poucos dias identificamos e detemos um indivíduo que furtou equipamentos fotográficos da casa de um profissional, inclusive, agora a 2ª Delegacia de Polícia tenta captar tudo para solicitar um mandado de prisão preventiva para esse e outros indivíduos que atuam nessa região.”

Já a Polícia Militar, há reconhecimento da onda de furtos e informou vir trabalhando “…diuturnamente com programações operacionais nos locais de maior incidência de furtos, reforçando a presença policial preventivamente e reativamente, buscando prender os criminosos em flagrante delito, além de buscar ouvir os anseios da comunidade através das guarnições de Polícia Comunitária.” Informou o responsável pelo setor de comunicação do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente Luís Miguel.

“Ainda, existe um problema social relacionado às pessoas em situação de rua e usuários de drogas, que também refletem no cometimento de furtos. As abordagens policiais são frequentes no local, porém quando não existe flagrância de delitos verificados, os indivíduos são liberados, por cumprimento de legislação processual penal.” ressaltou o oficial que ainda coloca que “em relação às denúncias de uso e tráfico de drogas, somente no corrente ano foram apreendidos mais de 300Kg de drogas em Blumenau, pela PM. O que resultou em 170 presas em flagrante por delitos relacionados a traficância.” Também houve o comprometimento de reforço das rondas ostensivas e dos programas preventivos como do Comércio Seguro.

error: Conteúdo Protegido !!