Tradição da gastronomia açoriana é o destaque da Festa Nacional do Pirão que acontece de 6 a 9 de setembro, em Barra Velha

Comum entre os descendentes de açorianos, o pirão se tornou uma das iguarias mais tradicionais da mesa dos catarinenses. A mistura de farinha de mandioca e um caldo quente é tão especial para a região que é a grande estrela da 21ª edição da Festa Nacional do Pirão, que será realizada entre a quarta-feira (6) e o domingo (10), em Barra Velha, cidade que também carrega o título de Capital Catarinense do Pirão, definida oficialmente por lei em 2016.

Dez boxes comercializarão o prato típico que terá mais de 10 sabores. No cardápio, pirão d’água, pirão de carne com linguiça, pirão de peixe e pirão de camarão, só para citar algumas variações. A produção e venda serão feitas por entidades assistenciais da cidade que aproveitam o lucro para incrementar a renda anual. Outro grande atrativo será o concurso “Farinha pouca, meu pirão primeiro”, que premia quem consegue preparar e comer mais rápido um pirão com 200 gramas de farinha de mandioca e 200 mililitros de água, utilizando somente um garfo e apenas uma mão.

A festa fica ainda mais animada com shows nacionais de Luan Santana, Anitta, Zezé Di Camargo & Luciano, Trio Parada Dura, Munhoz e Mariano e Antony & Gabriel. A programação do evento prevê também apresentações locais, bailes, a mostra “Saberes e Fazeres da Cidade”, com trabalhos de artesãos, e a Vila Açoriana que contará com mais de 20 estandes para apresentação da cultura local.

https://www.facebook.com/festanacionaldopiraooficial/videos/1300080606778209/

 

Realizada pela Prefeitura de Barra Velha, por meio da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura e organizada pela Drial Eventos, a 21ª edição da festa ainda terá uma programação paralela com o Rodeio Country 2017 e Encontro de Trilheiros Pirão na Lama.

 

Texto: Mariana Rodrigues Fagundes da Assessoria de Imprensa de Barra Velha

error: Conteúdo Protegido !!