DestaquesEconomiaLazer

2022 terá apenas um feriado nacional prolongado

Esse ano terá apenas um feriado nacional prolongado, a Paixão de Cristo, que cairá em 15 de abril, pois tradicionalmente cai em uma sexta-feira, podendo ser emendado com o fim de semana. Isso sem considerar os feriados estaduais e municipais e festejos como o carnaval, que é ponto facultativo (algumas cidades adotam como feriado).

Uma portaria do Ministério da Economia é que estabelece os dias de descanso no âmbito da administração pública federal e é publicada sempre no fim de cada ano no Diário Oficial da União. Os feriados estaduais e municipais também serão observados nas respectivas localidades, e os serviços considerados essenciais deverão ser preservados nesses dias.

Converse com o Mesorregional e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Três feriados nacionais serão celebrados nos fins de semana, um já passou, foi 1º de janeiro, dia da Confraternização Universal e celebração do Ano-Novo, que caiu em um sábado sábado. Dias 1º de maio (Dia Mundial do Trabalho) e 25 de dezembro (Natal) serão no domingo.

Além desses, também são considerados feriados nacionais os dias 21 de abril (Tiradentes), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados) e 15 de novembro (Proclamação da República). Na lista do Ministério da Economia também estão os pontos facultativos de 16 de junho (Corpus Christi).

Cidades do Vale do Itajaí

Algumas cidades do Vale do Itajaí terão também a possibilidade de “feriadão municipal” por conta da data de fundação dos municípios. Um exemplo é Blumenau, que aniversaria no dia 02 de setembro, que cairá em uma sexta-feira, assim como Pomerode, que completará 63 anos no dia 21 de janeiro.

Outras cidades que terão feriados municipais que cairão na sexta, por conta da emancipação são Navegantes (26/08), Rio do Sul (15/04), e Gaspar (18/03). A população de Indaial, por sua vez, também poderá curtir um feriado prolongado no município, já que a data de fundação é 21 de março, que este ano cairá na segunda-feira.

Foto: Pedro Bolle / USP-Imagens (Arquivo)

error: Conteúdo Protegido !!