DestaquesGeralPolítica

Além do SAMAE, duas empresas e pelo menos dez pessoas foram alvo das buscas e apreensões da Operação Limpeza Geral

O Mesorregional apurou com exclusividade e traz em primeira mão informações sobre os envolvidos na Operação Limpeza Geral, desencadeada pela 4ª DECOR – Delegacia Especializada em Combate à Corrupção nesta terça-feira (05), em Blumenau, resultado de uma investigação da Polícia Civil, que apura e visa desmantelar organização criminosa especializada em fraudes à licitação e desvio de dinheiro público em prejuízo do SAMAE.

No processo, além do SAMAE, há pelo menos duas empresas envolvidas, porém na operação duas foram alvo de buscas e apreensões, a MTG Hidro E Elétrica Ltda, já investigada em outras situações, também ligadas ao SAMAE e uma empresa localizada na Rua General Osório, que foi contratada para terceirização dos serviços da licitação, vencida pela MTG.

Um dos presos é fiscal de contratos do SAMAE, Gerson Albino Pelepe, que foi preso assim que chegou para cumprir expediente na autarquia. Também há um casal de empresários, Joel Vronski e Giovana Vronski. Além deles, pai e filho ligados a MTG, também estão em cárcere, Dilton Grassmann, Alan Vandré Grassmann ambos empresários. Neste caso, apesar de que apenas o filho está oficialmente no quadro societário da empresa, o pai divulga no Linkedin que é proprietário da empresa.

Além dos presos, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra dois ex-gerentes de manutenção do SAMAE, sendo que um deles já foi candidato a vereador na cidade pelo partido Solidariedade, dois ex-diretores da autarquia e o responsável pela emissão de ordens de serviço para a empresa investigada no processo.

O sócio da empresa contratada para realização de serviços de maneira terceirizada também teve sua casa “visitada” pelos policiais civis. Cabe destacar ainda que a juíza, autorizou, ainda, a quebra do sigilo dos dados contidos nos aparelhos telefônicos dos investigados, assim como de computadores e demais equipamentos eletrônicos eventualmente apreendidos.

Foto: Divulgação / PCSC

error: Conteúdo Protegido !!