DestaquesGeralPolítica

Prefeitura de Blumenau responde à Operação Limpeza Geral no Samae

A Prefeitura Municipal de Blumenau emitiu uma nota oficial em resposta à Operação Limpeza Geral realizada na manhã de terça-feira (05), pela Polícia Civil, que visa desmantelar uma organização criminosa especializada em fraudes à licitação e desvio de dinheiro público no SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto).

Na nota, a Prefeitura informa que está tomando todas as medidas cabíveis para esclarecer as notícias relacionadas à operação. Também frisam que até o momento, a administração municipal não recebeu informações oficiais sobre os fatos sob investigação.

O comunicado enviado à imprensa afirma que mesmo sem uma decisão judicial de afastamento, a Prefeitura decidiu acatar o pedido da Polícia Civil de suspensão temporária da função do diretor-presidente da autarquia, Michael Raul Schneider. Com isso, o diretor administrativo-financeiro, Henrique Carlini, assumirá interinamente o comando do Samae.

A Polícia Civil, informou que “a Justiça determinou o afastamento cautelar de 3 servidores públicos, incluindo o diretor presidente do SAMAE”, sendo que a Prefeitura nega que recebeu essa determinação, mas que tanto a administração municipal, quanto o próprio diretor presidente optaram por acatar a recomendação. Nós tentamos contato com Michael, mas não fomos atendidos. ]Ao longo da operação, foram cumpridos 5 mandados de prisão temporária, bem como 22 mandados de busca e apreensão domiciliar. A Polícia Civil procedeu com o sequestro de veículos e imóveis no valor aproximado de 1,5 milhão de reais.

Além disso, a Prefeitura informou que determinou a suspensão imediata dos serviços prestados pela empresa investigada, ainda nesta terça-feira. O Mesorregional apurou que a referida empresa é a MTG Hidro e Elétrica Ltda, que também é alvo de outras investigações. Cabe destacar que a nota também destaca que foi iniciado um procedimento interno no âmbito do Samae, com o apoio da Controladoria do Município, com o objetivo de esclarecer todos os fatos quando eles foram oficialmente recebidos.

O Mesorregional também apurou com exclusividade que nos mandados de busca e apreensão cumpridos hoje pela Polícia Civil, foram autorizados pela juíza Fabiola Duncka Geiser, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Blumenau, em segredo de justiça.

Confira abaixo a Nota Oficial na íntegra:

Com relação a operação realizada na manhã desta terça-feira, dia 9, pela Polícia Civil, a Prefeitura de Blumenau, por meio do Samae, informa que todas as medidas cabíveis para esclarecer as notícias estão sendo tomadas.

A Prefeitura ainda não recebeu nenhuma informação oficial sobre os fatos investigados. Mesmo sem decisão judicial de afastamento, acata-se o pedido da Polícia Civil de suspensão temporária da função do diretor-presidente do Samae.

Com a suspensão da função do diretor-presidente, o diretor administrativo-financeiro, Henrique Carlini, assume interinamente o comando do Samae. Ainda nesta terça-feira os serviços com a empresa investigada serão suspensos. Além disso, determinou-se um procedimento interno no âmbito do Samae, com apoio da Controladoria do Município, para esclarecer todos os fatos quando estes forem recebidos de forma oficial.

Foto: Jefferson Santos / Mesorregional

error: Conteúdo Protegido !!