Blumenau elege duas mulheres para a Câmara de Vereadores pela primeira vez

Pela primeira vez na história a Câmara de Vereadores de Blumenau terá duas mulheres eleitas titulares ocupando cadeiras no Legislativo: Cristiane Loureiro (Podemos) e Silmara Silva Miguel (PSD). Ambas são novatas, ou seja, nunca tiveram mandato no Legislativo nem assumiram a vaga na condição de suplentes. 

Na história da cidade, apenas cinco mulheres ocuparam cadeiras no Legislativo. São elas: Maria do Carmo Carl (MDB) de 1977 à 1983 e 1983 à 1988; Yara Luef (PMDB) de 1989 à 1992 e 1993-1996; Alzina Micheluzzi (PT) de 1997 à 2000; Maria Emília (PT) de 2005 à 2008 e Helenice Lucheta (PSDB) de 2008 à 2012.

Este ano, das 393 candidaturas registradas na cidade, 140 foram de mulheres (35,2%).

Entre os 15 eleitos para a legislatura 2021-2024, Cristiane Loureiro foi a terceira mais votada, com 3.124 votos. Silmara Silva Miguel ficou em décimo segundo lugar, com 1.961 votos.

> > Participe do nosso grupo no WhatsApp
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube

Cristiane Loureiro (Podemos)

Presidente do Pró-Família desde 2017, Cristiane Loureiro declara a família, pessoas idosas e o bem-estar animal como principais bandeiras defendidas. A nova vereadora é formada em fisioterapia e graduanda em ciências políticas, atende há 14 anos na Clínica Centrofisio, atuou no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de SC e foi Presidente da Associação de Empresas de Fisioterapia do Estado de SC.

Entre suas propostas, Cristiane defende a união de esforços para a construção de um hospital público ou clínica veterinária pública com especialidades, a implantação de uma universidade que ofereça uma proposta pedagógica voltada aos idosos, o incentivo à empregabilidade e a capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre outros.

Silmara Silva Miguel (PSD)

Cantora e palestrante, Silmara é formada em Processos Gerencias e pós-graduanda em MBA de RH e Coaching. Ela é cristã, dona de casa e atua em ações sociais beneficentes.

Nos próximos quatro anos, Silmara se propõe a trabalhar em propostas em prol da família, como o combate à pedofilia, prevenção contra a violência doméstica, incentivo aos adolescentes na entrada ao mercado de trabalho, combate ao abondono e maus tratos de idosos, entre outros. Lutar pelo espaço igualitário da mulher no mercado de trabalho e implantar uma agenda anticorrupção também estão entre as propostas da vereadora. Seus pronunciamentos nas redes sociais destacam a religião e defendem a preservação dos princípios cristãos.


Fotos: Reprodução / Redes sociais

error: Conteúdo Protegido !!