Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou nesta semana que os boletos bancários que tenham passado da data de vencimento poderão ser pagos em qualquer banco a partir de março. A medida será implantada de forma escalonada e começará com os boletos de valor igual ou acima de R$ 50 mil, a partir do dia 13. Até dezembro de 2017, a mudança será estendida para boletos de qualquer valor, seguindo cronograma.

 

Um novo sistema de liquidação e compensação para os boletos bancários criado pela Febraban em parceria com a rede bancária possibilitará a ação. De acordo com a Federação, o novo mecanismo deve ainda reduzir inconsistências de dados, evitar pagamento em duplicidade e permitir a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento de pagamentos e coibindo fraudes.

Por ano são pagos cerca de 3,5 bilhões de boletos bancários de venda de produtos ou serviços no Brasil e todas as informações que obrigatoriamente devem constar no boleto (CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, nome e número do CPF ou CNPJ do pagador) vão continuar, além da permanência de um código de barras.

 

*Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo Protegido !!