Centro de Inovação de Blumenau é inaugurado

A manhã desta quinta-feira (17) foi marcada, em Blumenau, pela inauguração oficial do Centro de Inovação, no bairro Itoupava Seca. O evento contou com a presença do governador Carlos Moisés, que foi recebido pela reitora da Furb, Márcia Cristina Sardá Espindola, e pelo prefeito Mário Hildebrandt.

Este foi o terceiro Centro de Inovação a ser entregue pelo Governo do Estado e já conta com 90% de ocupação. O espaço visa fortalecer a economia e atrair investimentos. Isto é, o Centro de Inovação de Blumenau atuará como o ponto central da difusão da inovação e empreendimentos na região.

> > Participe do nosso grupo no WhatsApp
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube

Com uma área de 4,1 mil m² de construção, o prédio fica no Campus 2 da Furb, instituição que gerenciou a obra. Para a reitora Márcia, a inserção da universidade nesse processo é fundamental. “Começou com a cedência do terreno e toda a execução, a  obra, foi gerenciada pela Furb, diferente dos outros municípios onde a prefeitura assumiu isso. Porque nós entendíamos a importância da universidade estar inserida no processo“, disse ao Mesorregional. “Existe a teoria conhecidíssima que é a tríplice hélice: a universidade, a indústria e o poder público. Realmente, pra você impulsionar a inovação, esses três agentes têm que estar juntos. Temos entendido que uma indústria sozinha, se ela pensar a sua inovação sozinha, ela não funciona. A universidade, se não fizer a pesquisa aplicada, também não faz sentido, não tem propósito. E o poder público é essencial pra diminuir a burocracia, incentivar a inovação e também dar fomento à inovação“, completou.

O prefeito Mário Hildebrandt, durante sua fala, pediu licença ao governador para fazer um pedido de silêncio pelas vítimas da tragédia que atingiu o Alto Vale do Itajaí durante a madrugada, na qual pelo menos dez pessoas morreram e cerca de 20 ficaram desaparecidas devido à chuva forte.

Hildebrandt também destacou a atuação do programa Entra 21, as 600 novas vagas de emprego geradas somente esse ano em Blumenau e a chegada da Serasa na cidade.

Fotos: Jefferson Santos / Mesorregional

Representando a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações, Rafael Meyer, destacou a importância da atuação do Centro de Inovação. “O centro de inovação traz um impacto muito positivo na região onde ele está inserido. São criadas diversas empresas, existe uma formação de novos profissionais, a iniciação de jovens, novos talentos, e é gerada uma nova força na economia regional. O centro de inovação vive como um ponto de referência, um aglutinador do empreendedorismo na região“, disse. Ele também salientou a atuação de todos os órgãos e instituições que fizeram parte da criação do Centro: “É um projeto que envolve diversas mãos, um livro com muitos coautores“, finalizou.

error: Conteúdo Protegido !!