Especialista em chocolates finos dá dicas de como combinar as especiarias

Harmonizações entre vinhos e chocolates já são tradicionais e conhecidas pelos apreciadores da gastronomia. Mas outra combinação que vem agradando e, muito, o paladar dos consumidores é a de chocolates com a cerveja, uma das bebidas mais queridas dos brasileiros, em especial aqui no Vale do Itajaí, onde está localizada a Capital Nacional da Cerveja.

Nos últimos anos o conhecimento sobre a cerveja evoluiu e a variedade de rótulos no país cresceu, principalmente com o boom das cervejarias artesanais. Com isso, vem crescendo também o número de pessoas que procuram harmonizar a bebida com outros alimentos.

Para o diretor de Produção da Nugali Chocolates, Ivan Blumenschein, quando se fala em harmonização, não existe verdade absoluta. Em última análise, o juiz das combinações é o paladar de cada um. Mas algumas sugestões são bem-vindas, só é preciso saber combinar. “É ideal saber que não faz sentido harmonizar produtos de baixa qualidade. Se o objetivo é provocar uma experiência sensorial, não queremos que aromatizantes ou conservantes artificiais interfiram com o sabor verdadeiro dos ingredientes. Isso é muito importante”, destaca. Confira algumas dicas de harmonizações com chocolates:

A abordagem mais tradicional na harmonização de chocolates com cervejas é procurar combinar a intensidade dos dois. Assim, chocolates com altos teores de cacau são um par natural para cervejas mais encorpadas e de maior teor alcóolico. Por exemplo, um chocolate como o Serra do Conduru 80% cacau combina divinamente bem com uma cerveja do estilo Imperial Stout. “Esta é, talvez, a combinação mais nobre entre chocolates e cervejas”, reforça Ivan.

Um chocolate ao leite com teores elevados de cacau, como o Nugali 45% Cacau, harmoniza muito bem com uma Lager forte e adocicada, como as cervejas Bock.

Cervejas de trigo, como as Hefeweizen – também chamadas de Weissbier -, têm notas de frutas que combinam com chocolates que também tenham esta personalidade. Assim, uma boa pedida para este tipo de cerveja são os Dragées de Banana (Cacau em Flor 63% Cacau) e os Dragées de Morango (Chocolate ao Leite).

Vale destacar ainda que cervejas com maior teor de lúpulo e, por isso, com amargor mais pronunciado, como a IPA, são mais difíceis de harmonizar com chocolates. O mesmo acontece com as cervejas mais claras, como a Pilsen. “Cada chocolate e cada bebida tem sua própria personalidade, e combinações devem ser tentadas individualmente, às vezes com resultados surpreendentes”, conclui.
*Com informações de Camila Tibes da Oficina das Palavras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo Protegido !!