DestaquesPolítica

Governador Jorginho Mello se manifesta em Blumenau sobre greve dos professores no estado

Nesta segunda-feira (29), durante sua visita a Blumenau para inaugurações e anúncios importantes, o governador Jorginho Mello abordou a questão da greve iniciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC) e deixou claro que o governo estadual não cederá a chantagens por parte do movimento grevista.

Ao ser questionado sobre as reivindicações dos professores em greve, Jorginho afirmou que Santa Catarina já paga a maior média salarial da região sul aos profissionais da educação e que o governo vem negociando com a categoria desde o ano passado. Ele destacou avanços conquistados em 2023, como o aumento de mais de 100% no vale alimentação e a revisão do desconto de 14% criado pelo governo anterior, o que resultou em um aumento nos valores recebidos pelos aposentados.

Sobre a contratação de novos professores, o governador anunciou que até o final de junho será realizado o maior concurso da história de Santa Catarina, com a contratação de 10 mil novos profissionais para a área da educação. Além disso, Jorginho Mello se comprometeu em viabilizar que todos os professores tenham um horário remunerado fora da sala de aula para o planejamento de conteúdos e provas.

Jorginho lamentou a insistência na greve por parte de uma minoria ligada aos sindicatos, destacando que os esforços empenhados pelo governo visam atender às demandas da categoria dentro das possibilidades financeiras do estado. Ele frisou que a principal reivindicação dos grevistas, a descompactação da folha salarial, é inviável neste momento, pois custaria R$ 4.6 bilhões aos cofres públicos.

A greve dos professores, segundo o governador, tem uma baixíssima adesão e reivindica um ponto que não é viável no atual cenário econômico. Jorginho Mello concluiu enfatizando o compromisso do governo com a valorização dos profissionais da educação, mas ressaltou a importância de manter um diálogo transparente e responsável para avançar nas negociações.

error: Conteúdo Protegido !!