Hospital Beatriz Ramos conta com 10 novos leitos de UTI para COVID-19

Na madrugada desta quarta-feira, dia 22 de julho, o Prefeito de Indaial André Moser recebeu uma ligação sobre a liberação do Ministério da Saúde que possibilita a habilitação de 10 leitos de UTI adulto para COVID-19 e estabelece recurso financeiro do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo Coronavírus (COVID 19), a ser disponibilizado ao Estado de Santa Catarina e Municípios, para o Hospital Beatriz Ramos em Indaial. A portaria de nº 1.799, de 21 de julho de 2020 foi publicada no diário oficial nesta quarta-feira.

O deferimento ocorreu após uma reunião realizada com representantes do Ministério com a presença do Prefeito, na tarde desta terça-feira em Brasília. Para André, esta é mais uma vitória em relação as melhorias na saúde de Indaial que estão ocorrendo através de muitas reuniões, conversas, visitas e articulações. “Um bom governo é movido por ações. Nosso Vale nesta situação gravíssima, e nós com leitos disponíveis sem poder usar? Não podíamos ficar esperando. Decidi vir a Brasília e buscar uma resposta”, disse ele.

Atualmente 4 leitos de UTI já estão ocupados e 6 estão disponíveis. Os leitos de UTI estão disponibilizados dentro do sistema SISREG, onde a gestão é realizada pela Central de Regulação de Blumenau- Central de Regulação de Internações Hospitalares do Vale do Itajaí – CRIVALI que regula os leitos de UTI conforme a necessidade. As equipes foram capacitadas e estão preparadas para receber as pessoas. 5 leitos já foram habilitados a partir das segunda-feira no Sistema de regulação.

Para dar suporte ao atendimento na UTI, o Hospital possui uma equipe preparada com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, psicólogo e farmacêuticos. Conta com equipamentos de última geração com respiradores, monitores, bombas de infusão, aspiradores, medicamentos necessários e demais insumos.

A solicitação de habilitação dos leitos foi encaminhada no dia 7 de julho de 2020 pela Secretaria de Estado da Saúde ao Ministério da Saúde. De acordo com a Administradora do Hospital Adriane Ferrari, um trabalho intenso está sendo realizado para que além da conquista da habilitação dos leitos de UTI para a COVID-19, possa ocorrer também a liberação da UTI geral de forma permanente para Indaial.

“Apesar de tantos desafios, hoje é dia de comemorar nossa conquista. Estamos com uma estrutura preparada e agora podemos fazer a nossa parte para proporcionar mais segurança à nossa comunidade. Aproveitei minha viagem a Brasília para solicitar ao Ministério da Saúde o envio de novas ambulâncias e também a Cloroquina, visto que ela é liberada em Indaial e é usada no tratamento à COVID nas Unidades de Saúde e no Hospital Beatriz Ramos”, disse o Prefeito André, que retorna de Brasília nesta quinta-feira.

Foto: Miriam Zomer/Agência AL

error: Conteúdo Protegido !!