IBGE aponta Santa Catarina com a menor taxa de desemprego do País

Santa Catarina é destaque nacional na geração de emprego, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2019, o estado registrou 6,2% de taxa de desocupação, o menor índice do País. A média nacional foi de 11,7%.

O estado registrou ainda 43,3% das pessoas ocupadas como trabalhadores por conta própria e/ou empregador e estavam em empreendimentos registrados com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Isso significa que, de cerca de 1 milhão de pessoas, 446 mil tinham CNPJ.

Em relação a pessoas ocupadas na informalidade, Santa Catarina também obteve o menor percentual entre os estados, com 20,1%. No cenário nacional, o índice foi de 33,6%.

O governador, Carlos Moisés, comenta que o povo catarinense é trabalhador, inovador e sempre busca novas soluções. “Temos nos empenhado, desde o início da gestão, em fomentar a geração de empregos e o empreendedorismo em Santa Catarina.”

>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Receba em primeira mão nossas notícias via WhatsApp
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube

O economista, Pietro Caldeirini Aruto, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), diz que os dados reforçam características históricas e tendências de Santa Catarina. “A pesquisa reflete a diversidade da estrutura econômica, a maior intensidade de capital nos processos produtivos e o papel da pequena propriedade agrícola no estado. Apesar desses números positivos, com a pandemia da Covid-19, o Governo segue trabalhando no desafio de não apenas ampliar o crescimento econômico, mas também garantir que ele ocorra com geração de empregos formais e de forma sustentável”, finaliza Caldeirini.

Foto: Yago Matheus / Ascom Setre

error: Conteúdo Protegido !!