MPSC promove debate virtual sobre racismo estrutural e promoção de igualdade

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra será marcado no Ministério Público de Santa Catarina por um evento virtual que debaterá o racismo estrutural e a promoção da igualdade. O evento será realizado na próxima quinta-feira (19), dia que antecede a celebração da data, a partir das 10h, no canal do YouTube do MPSC.

A data celebrada no dia 20 de novembro é uma homenagem ao símbolo da luta pela liberdade da população negra, Zumbi, além de representar um espaço para a reflexão sobre a situação histórico-social e econômica dessa população. O objetivo das duas palestras promovidas pelo MPSC, que são abertas ao público, é entender, conscientizar e buscar ações que visem à promoção da igualdade de oportunidades para todos.

> > Participe do nosso grupo no WhatsApp
>> Curta o Mesorregional no Facebook
>> Siga o Mesorregional no Twitter
>> Entre no canal do Mesorregional no Telegram
>> Acompanhe o Mesorregional no Instagram
>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube

A palestra de abertura do evento será ministrada pela Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão, Samira Mercês dos Santos. Com experiência na área de Direito Público e Direitos Humanos, a promotora abordará aspectos jurídicos e sociais relativos ao Dia da Consciência Negra e ao autorreconhecimento dessa população.

Já a professora Maria Aparecida Rita Moreira, membro fundadora e presidenta da Associação de Educadoras/es Negras/os de Santa Catarina, codiretora e coprodutora do documentário “Toque de melanina? Legado de resistência”, falará sobre educação para as relações étnico-raciais.

O evento será mediado pelo Procurador de Justiça e membro do Conselho Consultivo do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH), Paulo de Tarso Brandão, e contará integralmente com intérprete de Libras. Para participar é só acessar o canal do MPSC no YouTube.


Foto: Reprodução /Getty Images

error: Conteúdo Protegido !!