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O fortalecimento do Vale da Cerveja, através do associativismo

Quando o assunto é cerveja, Blumenau é referência no assunto. A Oktoberfest, o Festival Brasileiro da Cerveja e seu concurso e sem esquecer do título de Capital Nacional da Cerveja conquistado pela Lei 29/2016, sancionada em março de 2017 pelo então presidente Michel Temer.

No ano de 2016 foi instaurado o Vale da Cerveja como um apêndice do Blumenau Convention Bureau. “A ideia surgiu para que fosse uma  proposta de um roteiro turístico. Inicialmente foi feita uma viagem de pesquisa e benchmarking – troca de experiências – para o Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul. Na época foi feito um site, foram criadas contas na redes sociais e já se cogitava montar os roteiros para venda. Logo depois foram feitas ações para qualificar a mão de obra para atender bem o turista, mostrando o que cada cervejaria oferece” diz o presidente da Associação Vale da Cerveja, Daniel Reginatto.

Reginatto relatou que o até então roteiro turístico “ficou um tempo sem atuação” e no ano passado, após a formação da Associação, “os objetivos principais passaram a ser de fortalecimento do setor, desenvolvimento econômico do segmento e autonomia, com uma proposta bem mais abrangente do que um roteiro turístico.”

Em entrevista exclusiva ao Mesorregional, Daniel Reginatto, que também é empresário cervejeiro informou que “o apelo turístico para o Vale da Cerveja na Capital Nacional da Cerveja é fantástico e precisa do engajamento de todos os entes envolvidos na promoção de uma região: poder público na formatação do produto turístico e divulgação para todos envolvidos no trade do turismo e na região e envolvimento das empresas que irão compor o roteiro. Ninguém faz turismo sozinho!” frisa.

Ainda complementou, que, sobre a organização de eventos do mercado cervejeiro “…atualmente a entidade não tem nenhuma influência na organização do Festival da Cerveja, por exemplo, e estamos pleiteando essa cadeira, pois podemos contribuir como empresários no evento, pois somos entendedores do assunto.”

Das empresas integrantes da Associação estão produtores de Blumenau, Gaspar, Timbó, Indaial e Pomerode além da Escola Superior de Cerveja e Malte, que possuem pautas primárias junto ao Poder Público, que são:

  • Colocação de placas indicando Vale da Cerveja e indicação das cervejarias;
  • Concessão em comodato do Museu da Cerveja – projeto de fazer algo tecnológico, de primeiro mundo, interativo;
  • Reformulação do edital da Oktoberfest para oportunizar a participação de todos integrantes da associação, com mais espaços para as artesanais a preços compatíveis ao tamanho de cada cervejaria;
  • Apoio para transferência  da marca Vale da Cerveja  do CVB para a Associação;
  • Doação de 1% do Festival da Cerveja para a Associação para manutenção e projetos.

A entidade

A Associação Vale da Cerveja não tem fins lucrativos. Arrecada recursos através de mensalidade dos associados, conta com a receita de eventos como a do 1º Encontro do Vale da Cerveja realizado em 2019, além da comercialização de uma cerveja do estilo Helles, feita de forma colaborativa e que já possui poucas unidades.

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