O perigo do descarte irresponsável de máscaras e luvas que estão contaminando e poluindo o meio ambiente

Com os novos hábitos por conta da pandemia do Coronavírus, outros costumes precisaram ser adotados e já fazem parte do cotidiano das pessoas, como é o caso do uso da máscara de proteção. Essa proteção em grande parte das vezes é de material descartável e precisa ser eliminada. O descarte correto é imprescindível para que a saúde de outras pessoas não seja colocada em risco, em especial dos trabalhadores que lidam com recolhimento, além de não causarem danos como o entupimento de redes de esgoto e prejuízos ao meio ambiente.

A Cooperativa dos Trabalhadores Coletores de Resíduos Recicláveis de Blumenau (Cooperreciblu) já fez um alerta para esse problema que está se tornando bastante comum nesse período de pandemia do novo coronavírus. Eles tem observado nas triagens que as máscaras estão sendo colocadas com garrafas de plástico, vidros, papeis, como se fosse reciclado e essa atitude, pode causar danos para a saúde dos coletores e proliferar o vírus.

Mas como fazer o descarte de máscaras usadas de forma segura? Conforme orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde, para fazer o descarte de forma segura a todos, alguns cuidados são necessários:  não colocar a máscara no lixo reciclável, pois ela poderá contaminar quem separa os resíduos na estação de reciclagem ; ao fazer o descarte, colocar a máscara dentro de um saco plástico resistente e bem fechado;  caso esteja na rua, a pessoa deverá guardá-la em um saco plástico e depois descartá-la no lixo comum e não esquecer de higienizar as mãos com álcool gel ou sabão e água, logo após o descarte. 

Sobre o descarte pelo mundo:

Bons e maus exemplos circulam pela internet no Brasil e no mundo. Nas redes sociais, viralizou a atitude de uma menina de 10 anos ,Renata Gaspar Kunh, moradora de São José, SC que estava com a suspeita do vírus e colocou um recado no saco de lixo para avisar os lixeiros. Após ser detectada a suspeita de coronavírus, a mãe preparava o material para o descarte, a menina questionou : “Ela me disse ‘mas, mãe, os garis que vão mexer no nosso lixo não sabem que a gente pode estar contaminado com Covid [19]. Como é que a gente vai fazer?’”, contou a mãe. “Eu ainda a questionei, ‘não, filha, eles usam luva’. Mas ela disse ‘não, mãe, mas a gente precisa avisá-los. Eles são também o amor de alguém’”.

Foto: Reprodução internet

E a rede BBC divulgou um vídeo mostrando como o descarte incorreto das máscaras no mundo todo está afetando o meio ambiente. Na matéria é mostrado o lixo encontrado no mar em diversas partes do mundo, em Hong Kong, Turquia, França e que está acontecendo um aumento da poluição dos oceanos nessa pandemia. Vale a pena o alerta.

Lixo e no lixo

Aonde você joga sua máscara?

Publicado por Nas Ondas Com Banana em Sexta-feira, 17 de julho de 2020

Foto: Divulgação Oceans Asia

error: Conteúdo Protegido !!