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Preço, frete e segurança: pesquisa do Google aponta que 64% dos brasileiros não são fiéis a marcas

Você costuma comprar produtos sempre da mesma marca? Um levantamento intitulado Think Consumer Goods, realizado pela empresa Offerwise, por encomenda do Google, mostrou que 64% dos brasileiros não são fiéis a marcas específicas. Além disso, 37% da população não tem “love brands” (marcas de amor) e o motivo, é o preço.

É importante ressaltar que as “love brands” são marcas queridas pelas pessoas. Geralmente, as empresas que conseguem esse feito não têm somente clientes, mas contam com apreciadores e simpatizantes do produto ou serviço, bem como da filosofia da empresa.

Experiência do consumidor pode ajudar a reter os clientes

De acordo com a pesquisa CX Trends 2023, realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box com o apoio da Bling, E-goi, Locaweb Company, KingHost e Nextios, a experiência que as empresas oferecem pode impactar diretamente na retenção e no crescimento dos negócios.

O estudo com mais de dois mil consumidores online de todo o país descobriu que 48% dos consumidores acreditam que as empresas brasileiras têm dificuldades para oferecer um atendimento e suporte rápido e 44% destacam que o problema está na atenção durante o pós-venda.

A pesquisa mostra que 65% das pessoas entrevistadas afirmaram ter desistido de finalizar uma compra após uma experiência ruim e 60% contam que, quando passam por uma experiência negativa, fazem questão de torná-la pública ou contar para amigos e familiares.

Além disso, pelo segundo ano consecutivo, os fatores que mais levaram à desistência na hora da compra online foram relacionados ao preço e à segurança do consumidor. Em primeiro, o frete muito alto é o que leva 63% dos consumidores a desistirem da compra, seguido pelos preços elevados, que afligem 56% e em terceiro lugar, a confiabilidade da empresa.

Embora a qualidade continue a ser uma consideração importante para 65% dos consumidores comprarem novamente de uma marca, seguido de promoções, cupons, descontos (58%) e atendimento rápido e preciso (50%), o consumidor está prestando cada vez mais atenção aos valores e como seus produtos e práticas estão engajados com causas sociais (15%).

O que fazer?

Neste sentido, para reverter esse quadro, uma boa estratégia para estabelecer a lealdade dos clientes são as datas comemorativas, como o Dia das Mães, o segundo evento mais importante para o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal.

Quem explica melhor é Aluisio Diniz Cirino, empresário com grande conhecimento de mercado de fidelização de clientes e, também, CEO e fundador da Lecupon. “Está em alta oferecer, principalmente nesses dias especiais, descontos, benefícios e acesso a um clube de vantagens, seja em forma de produtos, cashback, abatimento de fretes, prêmios com ingressos e outros privilégios que ajudam na fidelização de pessoas à marca, e na sua divulgação no mercado.”

Existe uma frase que diz o seguinte: “Se você vende algo para alguém, você tem um cliente hoje. Mas se você ajuda alguém, você tem um cliente para a vida toda”. Essa fala pertence a Jay Baer, autor de seis livros best-sellers sobre aquisição e retenção de clientes e responsável pela fundação de cinco empresas multimilionárias a partir do zero. E é com base nessa filosofia que Aluísio aconselha os empreendedores a investir em estratégias de fidelização de clientes, contando com uma equipe especializada no assunto, de preferência.

Foto: Divulgação/Reprodução.

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