Santa Catarina já emitiu mais de 1,7 milhão de novas Carteiras de Identidade Nacional

Até o dia 23 de julho de 2025, Santa Catarina já havia emitido 1.742.278 novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN), o que representa 21,62% da população do estado. Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública. No país, o número ultrapassa 30 milhões de documentos emitidos.

Em Santa Catarina, 53,68% das emissões foram feitas por pessoas do sexo feminino e 46,32% por pessoas do sexo masculino. A média é de 1.550 emissões por dia, sendo que quase 49 mil foram feitas apenas no mês de julho. Mapa mostra a emissão da CIN por região.

A faixa etária com maior número de registros é de 15 a 19 anos, com 183,9 mil emissões (10,56%). Em seguida, estão os jovens de 10 a 14 anos, com 149,4 mil documentos (8,58%).
A primeira via da CIN é gratuita e pode ser emitida em todos os estados. Para isso, é necessário apresentar certidão de nascimento ou de casamento.
No país, 493 mil pessoas com deficiência já emitiram o novo documento. Em Santa Catarina, são 17.809 registros, sendo a maior parte de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (48,91%), seguida por deficiências intelectual, física, visual e auditiva.
A CIN traz recursos avançados de segurança, como o QR Code com assinatura digital, disponível tanto na versão física quanto digital. Isso permite verificação de autenticidade e dificulta fraudes. O documento também oferece acesso mais seguro aos serviços do GOV.BR, com credenciamento nível Ouro.
Outro destaque é a biometria, agora regulamentada por decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como base para concessão e manutenção de benefícios sociais. A implementação será gradual e a CIN será referência para os cadastros.
Foi lançado também o aplicativo oficial da CIN, que permite verificação gratuita do QR Code. A ferramenta pode ser usada em modo detalhado, com acesso completo aos dados online, ou em modo parcial, que funciona off-line e exibe CPF e data de nascimento.
Foto: Divulgação/Governo Federal
