DestaquesTrânsito

Seterb esclarece notícia falsa sobre função das câmeras instaladas nas vias de Blumenau

Uma notícias falsa que circula pela internet a respeito de supostas câmeras que monitoram o trânsito na cidade de Blumenau foi esclarecida pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Seterb) na manhã desta segunda-feira (9).

A mensagem dizia que várias câmeras foram instaladas pela cidade com intuito de monitorar irregularidades no trânsito. “Falar celular, sem cinto, furar sinal ou outras irregularidades serão monitoradas. Tem câmera em quase toda sinaleira” diz a mensagem falsa.

De acordo com a Seterb, as câmeras instaladas nas vias de Blumenau tratam-se de leitores com sistema de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR), e não de radares. Instalados desde o final de 2019, os equipamentos ainda não entraram em operação na cidade. Como parte integrante da Central de Controle Operacional (CCO), que está em processo de montagem, os leitores irão possibilitar a identificação veicular automática em casos de roubos e furtos, placas clonadas e veículos que circulam irregularmente nas vias do município.

A Seterb reitera que os equipamentos não possuem a função de controle de velocidade e que a ideia do equipamento é aumentar a segurança da população, além de mensurar, 24h por dia, a quantidade de veículos e o fluxo de trânsito na cidade.

As únicas câmeras ativas são as 90 da Policia Militar, das quais o Seterb têm acesso às imagens para monitoramento do trânsito. Não há nada sendo feito diferente disso e não haverá câmeras em sinaleiras ou radares fixos para controle de velocidade” salienta Éder Boron, secretário municipal de trânsito e transportes. “O investimento público é para controladores de tráfego, leitores de OCR, sensores de filas, semáforos adaptativos e câmeras de segurança pública/viária, para tomadas rápidas de decisão e diminuição do tempo de resposta nos incidentes de trânsito” finaliza.


Foto: Michele Lamin / PMB

error: Conteúdo Protegido !!