DestaquesSegurança

Evento discute conscientização e prevenção da violência contra a mulher, em Blumenau

Lei Maria da Penha em Debate. Este é o tema da palestra que vai acontecer nesta terça-feira (10), em Blumenau, como parte do Mês de Conscientização e Prevenção da Violência Contra a Mulher, instituído pela Lei Municipal nº 8.588/2018. O objetivo é promover e debater ações para prevenir casos de violência contra a mulher no município.

Realizada pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio do Comitê Permanente da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência, a mesa redonda vai acontecer no auditório da biblioteca da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), das 8h30min às 11h30min.

O hall da biblioteca da Furb receberá também uma exposição contendo 10 cartazes em formato de camisetas com frases que retratam as etapas da violência contra a mulher.

O serviço para pessoas em situação de violência sexual

Há 18 anos o Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVS) é oferecido pela Semus em Blumenau. A equipe recebe tanto as urgências como os casos referenciados por outros serviços da Rede Intersetorial. Em 2018, foram atendidas 200 pessoas e em 2019 o número aumentou para 250 atendimentos.

Os pacientes passam por acompanhamento, que dura em média sete meses. São realizados exames e acionados serviços para coleta de evidências de violência sexual. O acompanhamento de homens, mulheres, crianças e adolescentes nesta situação é realizado por uma equipe multiprofissional que inclui médicos, enfermeiras, psicólogas e assistente social.

O Comitê

O Comitê Permanente da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência reúne integrantes de diversos órgãos e instituições, como as Secretarias Municipais de Promoção da Saúde, Assistência Social e Educação; as Polícias Civil e Militar; o Ministério Público; os Conselhos Tutelares; Bombeiros; Samu; entre outros.


Foto: Ronaldo Silva / AGECOM (Arquivo)

error: Conteúdo Protegido !!