DestaquesSegurança

TJSC lança a campanha “Confinamento sem Violência me representa”

Conforme dados do Tribunal de Justiça de SC, a violência doméstica contra a mulher aumentou e o número de notificações e os pedidos de medida protetiva diminuíram, nesse período de quarentena e isolamento social. Isso se deve, em parte, à dificuldade das vítimas em fazer a denúncia. Por estes motivos que a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, idealizou a campanha “Confinamento sem Violência me representa”.

A intenção é levar informação para os lugares onde há circulação de pessoas, entre eles supermercados, farmácias e postos de gasolina, serviços considerados essenciais e que continuam a funcionar durante a pandemia. Nesses lugares são afixados cartazes, com orientações e contatos para as denúncias.

O TJSC lembra que qualquer outro estabelecimento, público ou privado, que tenha interesse poderá participar da campanha. Quanto maior o engajamento, maior a chance dessas informações chegarem ao conhecimento das vítimas e de seus familiares, amigos, vizinhos ou colegas.

Conforme o CEVID, na maioria dos casos, o grande desafio dessas mulheres é superar o medo. E um dos caminhos dessa superação é, sem dúvida, a informação de qualidade para prevenir a violência.

Vale ressaltar que um dos motivos que contribuiu para a diminuição dos pedidos da medida protetiva, é a falta de transporte público, pois muitas não conseguem ir a uma delegacia. Existem vários canais para fazer as denúncias de violência: ligar para 180, do Governo Federal; para o número 190, da Polícia Militar de SC ou o disque-Denúncia 181 da Polícia Civil de SC, entre outros.

Foto: Divulgação Campanha

error: Conteúdo Protegido !!