DestaquesGeral

Cirurgia bariátrica robótica é destaque em Blumenau

O Hospital Santa Isabel (HSI), de Blumenau oferece desde 2019 as cirurgias com uso de robôs. A partir de agora, o hospital está realizando também a cirurgia bariátrica utilizando a técnica da robótica, considerada a mais moderna da medicina mundial. O HSI é o único hospital de Santa Catarina a oferecer esse serviço e Blumenau é a segunda cidade que não é capital no Brasil a contar com essa tecnologia.

A cirurgia de redução de estômago ou bariátrica, é uma importante aliada contra a obesidade, condição que vem crescendo de forma preocupante no mundo todo. Outro caso que pode ser utilizada esse tipo de cirurgia é a endometriose, que é uma afecção inflamatória e crônica no lado de fora do útero, região bastante delicada para procedimentos cirúrgicos.

Segundo o setor do Serviço de Robótica do HSI, os médicos da instituição que já atuam por laparoscopia, método minimamente invasivo para realizar operações em cavidades do corpo humano com pouco espaço, também estão sendo habilitados para operar o robô- cirurgião. O equipamento garante incisões cirúrgicas menores, menor dor no pós-operatório e menos sangramento. Com essas peculiaridades, o tempo de internação e recuperação diminui consideravelmente, e o paciente pode retornar às atividades cotidianas mais cedo.

Conheça mais sobre a cirurgia robótica:

Desde 2008 o Brasil começou a utilizar robôs para realização de cirurgias. O robô cirúrgico não é autônomo, e necessita ser manipulado por um cirurgião por meio de um joystick, semelhante ao de um videogame. Para realizar esse tipo de intervenção, o médico deve passar por um treinamento específico.

O procedimento é extremamente seguro porque, se o médico tirar os olhos do visor do robô durante um procedimento, imediatamente os comandos são travados e os braços do robô param de se mover.

Fonte técnica: Dr Ricardo Zugaib Abdalla/ Foto: Divulgação HSI

error: Conteúdo Protegido !!