ColunistasDestaquesPolítica

Vereador justifica dar nome de rua a cidadão porque vizinhos assistiam novela em sua casa!

O vereador Alexandre Matias (PSDB) apresentou na última semana o Projeto de Lei 8270/2021, através do qual pretende dar o nome de Arno Lang a uma rua inominada no Bairro Progresso.

A ideia inicial, na verdade, era do ex-vereador Jens Jurgen Mantau, também do PSDB, porém sua solicitação sobre a disponibilidade de nome apenas retornou do SEPLAN em fevereiro deste ano, quando não era mais vereador, repassando a tarefa.

A estranheza ocorre no motivo da nomeação de Arno Lang. Sua profissão durante a vida se confunde com outras milhares, um operário da Empresa Garcia. Sua relevância histórica, segundo a justificativa publicada pelo próprio vereador, vem de outra situação.

É que Arno foi o primeiro da rua a comprar uma televisão à válvula, modelo “telefunken”, preta e branca, e seus vizinhos iam até sua casa assistir aos capítulos da novela “A Ponte dos Suspiros” durante o ano de 1969. É o que diz na justificativa juntada pelo vereador:

Do ponto de vista legal, a Lei n. 7.121/2007, em seu art. 2º, prevê os requisitos para escolha de um nome a uma rua. São eles:

  1. Que tenha prestado relevantes serviços ao município, estado ou país;
  2. Que tenha tido destaque na vida social ou cultural da comunidade blumenauense;
  3. Que, por atos marcantes de beneficência e humanitarismo, tenha prestado serviços relevantes às ciências, às instituições filantrópicas e sociais e à população em geral.

Infelizmente o único juízo que apura estes requisitos é de ordem política (outros vereadores), não podendo qualquer assessoramento técnico tecer qualquer espécie de consideração.

Por conta disso, apesar da importância pública registrada deste cidadão esteja limitada a ter exibido uma telenovela aos vizinhos em sua residência, é bem provável que mesmo assim ele acabe tendo seu nome grifado na referida rua, sendo este “serviço prestado” considerado “relevante” ao local onde reside. A não ser, é claro, que você cobre seu vereador para que não contribua com tal situação e outras semelhantes, votando contra esse tipo de tentativa.

Com o devido respeito à família de Arno, para a qual certamente ele deve ter tido uma importância imensurável, tratamos aqui da nomeação de uma RUA PÚBLICA. Realmente, talvez nossos vereadores não estejam preparados para homenagear pessoas em nomes de ruas e devêssemos adotar o sistema de numeração, sob pena de desvalorizarmos homenagens de personalidades relevantes.

Tanto o vereador Alexandre Matias, quanto o ex-vereador Jens Mantau foram contatados pela coluna:

O Vereador Alexandre Matias, informou que “esse projeto foi apresentado no final da legislatura passada pelo Vereador Jens Mantau, faltaram anexar alguns documentos do planejamento, não teve tempo de reapresentar até o final do ano. Os documentos faltantes foram anexados e reapresentei o projeto com subscrição do Ver. Maurício Goll“.

Já o Ex-Vereador Jens Mantau, não entrou no mérito e apenas disse queria “agradecer à família em poder dar uma oportunidade para reconhecer em nome da cidade um blumenauense que prestou uma grande folha de serviços prestados”, referindo-se à Arno Lang, o sujeito homenageado pelo motivo já citado. Além disso, Jens ainda mencionou que em todas as ruas que pediu nomeação, fez consulta junto aos outros moradores de forma a só apresentar o pedido quando mais de 50% deles concordassem com o novo nome.

Leia a íntegra do projeto com a justificativa aqui.

Siga-me no instagram: @thiago.schulze.

error: Conteúdo Protegido !!