DestaquesGeral

82% das cidades catarinenses votaram com urna eletrônica nas eleições do Conselho Tutelar

Neste domingo (1º), a população brasileira foi às urnas em todo o país para eleger os novos representantes do Conselho Tutelar. Em Santa Catarina, a votação aconteceu em urnas eletrônicas e de lona emprestadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

É a terceira vez que os conselhos tutelares do estado definem seus representantes com suporte do TRE. Porém, essa foi a eleição com maior uso de urnas eletrônicas. Ao todo, 82% das 295 cidades catarinenses aderiram ao sistema eletrônico de votação, por meio de 2.243 aparelhos. As urnas de lona com votação em cédula de papel foram a opção de 52 municípios.

A utilização de urnas eletrônicas ou de lona é uma escolha das Comissões Especiais de cada Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — órgão responsável pela coordenação e organização da eleição como um todo.

A totalização e divulgação dos resultados também é responsabilidade de cada Comissão. Entretanto, a Justiça Eleitoral disponibilizou o aplicativo QRTot para auxiliar na apuração dos locais que usaram urna eletrônica. Um minuto após o fim da votação, o município de Passos Maia já conhecia seus novos conselheiros, seguido de Riqueza e Princesa, às 17h02.

error: Conteúdo Protegido !!