DestaquesGeral

Reservatórios em nível crítico: Prefeitura de Itajaí pede uso consciente de água

A Prefeitura de Itajaí, por volta das 16h30min deste sábado (18), informou que a situação do abastecimento na cidade permanece crítica devido às condições climáticas na região do Vale do Itajaí. A drenagem dos reservatórios é reflexo das dificuldades no tratamento da água captada no canal retificado do rio Itajaí-mirim.

O Semasa, responsável pelo abastecimento, alerta os consumidores de Itajaí e Navegantes para que façam um uso racional da água. Baixa pressão e falta de água podem afetar qualquer bairro das cidades. Por isso, imóveis com reservatórios próprios podem contribuir para uma melhor distribuição ao economizarem.

A turbidez na água brutal captada atingiu cerca de 3.000 ntu (unidades de turbidez), permanecendo acima de 1.000 ntu desde sexta-feira (17). O limite para um funcionamento otimizado da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Roque é 100 ntu. Com níveis tão altos, o sistema exige constantes paradas para limpezas, prejudicando sua eficiência.

Os reservatórios principais, localizados na ETA São Roque, estão com menos de 10% da capacidade. Alguns, como Arapongas, estão em torno de 23%, enquanto Morro Cortado, Morro da Cruz e Cabeçudas encontram-se vazios. A baixa pressão na rede também impede o funcionamento adequado das bombas, afetando o abastecimento em áreas elevadas e prejudicando o envio de água para Navegantes.

Entretanto, o sistema de tratamento do bairro Limoeiro, na área rural, opera normalmente e possui reserva de cerca de 30%. Brilhante e Campeche não relataram problemas até o momento.

Fotos: Divulgação / PMI

error: Conteúdo Protegido !!